Pular para o conteúdo

CCE: Brasil fica em oitavo no Mundial de Hipismo

03/09/2014

CCE é o “triatlo” equestre. Na modalidade, que é disputada em Jogos Olímpicos desde 1912, são somados os resultados de adestramento, cross country e saltos para decidir quem são os conjuntos mais completos do mundo hípico. Neste domingo, a seleção brasileira encerrou a participação no Mundial com a oitava posição, totalizando 387,7 pontos perdidos. O trio brasileiro formado por Marcelo Tosi, Ruy Fonseca e Gabriel Figueiredo passou por muitas dificuldades pois as principais equipes do mundo estavam com cinco conjuntos, podendo assim descartar os dois piores resultados. O título ficou com a Alemanha, a medalha de prata para a Grã Bretanha e o bronze foi conquistado pela Holanda.

Cinco brasileiros estavam inscritos na competição de CCE, mas dois deles – Márcio Jorge e Gustavo Pagoto – sequer disputaram a primeira das etapas, o adestramento. Mesmo com a equipe desfalcada, os brasileiros conseguiram melhorar o resultado com relação ao último Mundial, em que o time ficou em 12º lugar.

No individual, o melhor resultado foi de Ruy Fonseca, que terminou em 39º lugar com 116,6 pontos perdidos. Um pouco atrás, ficou Gabriel Figueiredo, em 42º com 126,5 pontos. Marcelo Tosi fechou em 53º lugar entre os 91 conjuntos. A medalha de ouro foi conquistada pela alemã Sandra Auffarth, a prata foi para o também alemão Michael Jung. O pódio foi completado pelo britânico William Fox-Pitt.

Em sua primeira grande competição, Gabriel comemorou o resultado, principalmente o obtido neste domingo na prova de saltos, que encerrou o Mundial:

– A pista estava muito difícil e quase consegui fazer zero. Para mim foi uma sensação muito boa. Poder viver tudo isso foi muito especial e gostaria muito de agradecer ao Mark Todd ( técnico da equipe) por esta temporada, pois só em estar ao lado dele, já aprendo muito – comentou o atleta, que começou a praticar o CCE há menos de dois anos.

Por outro lado, Ruy Fonseca não ficou tão feliz com a 39ª posição no CCE. Depois de começar muito bem no adestramento, com a 11ª melhor nota, ele caiu de rendimento no cross country e não conseguiu melhorar nos saltos:

– Eu sei que meu cavalo poderia ter saltado muito melhor hoje. Sem dúvida, o rendimento dele hoje foi abaixo do que ele pode fazer. Mas ao mesmo tempo, depois do cross de ontem, ele ficou bem cansado – disse Ruy.

Os Jogos Equestres seguem nesta terça-feira com o início das provas de saltos, com a presença dos medalhistas olímpicos Rodrigo Pessoa e Álvaro Afonso  de Miranda Neto. O time é completado por Marlon Zanotelli e Yuri Mansur.

cce_1

Fonte: Globo

No comments yet

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: